Aromacologia é o termo utilizado para definir cientificamente a influência que os cheiros tem sobre nossos sentimentos e emoções e como podem agir de maneiras diferentes em nosso benefício. É uma ciência relativamente nova que explora sentimentos positivos induzidos por odores. Diferente da aromaterapia que promove processos holísticos ou curativos através de aromas naturais (óleos essênciais), a aromacologia abrange aromas naturais e sintéticos.

Um ótimo exemplo de como a aromacologia age em nosso psíquico, se dá quando sentimos uma fragrância mais talcada, com notas de lavandin, que nos lembram infância. Automaticamente nosso psicológico nos remete à sensações de calmaria. Isso porque lincamos o aroma característico da lavanda, com a delicadeza de um bebê. Da mesma forma ao sentirmos as notas de um aromatizante de bambu por exemplo, que exala frescor e leveza, temos a impressão de limpeza e suavidade.

Inegavelmente, podemos concluir que os aromas podem nos proporcionar sensações incríveis. As opções de cheiros e tipos de aromatizantes que existem hoje no mercado são inúmeras, e com certeza sempre encontraremos aquela que se adequará melhor ao nosso gosto e ambiente escolhido.